
Nesta terça-feira (11), o presidente do Sindilojas Três Passos e diretor da Fecomércio-RS, Antonio Afonso Granich, representou a Federação em reunião sobre a construção de uma ponte internacional entre Brasil e Argentina, ligando Porto Soberbo (Tiradentes do Sul/RS) a El Soberbio (Argentina). O encontro abordou a viabilidade, necessidade e vantagens do projeto, que visa fortalecer a integração binacional e o Mercosul. Atualmente, a travessia é feita por balsa com capacidade limitada, dificultando o fluxo de cargas e passageiros. Com a ponte, a distância entre a Grande Porto Alegre e a Tríplice Fronteira será reduzida em cerca de 140 km.
A proposta está em curso há algumas décadas em 1993, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) elaborou um estudo preliminar indicando uma ponte de 464 metros sobre o Rio Uruguai, com custo estimado hoje em US$ 25 milhões (aproximadamente R$ 125 milhões). A viabilidade da obra foi reconhecida por autoridades do Mercosul e do Parlamento do bloco em 2023, quando se apontou que o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) possui recursos disponíveis para a construção.
Os governos do Rio Grande do Sul e da Província de Missiones manifestaram apoio ao projeto. A Fecomércio/RS reforça a necessidade da anuência do Ministério das Relações Exteriores para avançar na captação de recursos e viabilizar a obra. A Federação destaca a relevância da ponte para o desenvolvimento regional, o comércio e o turismo, promovendo maior integração entre os dois países.