Evento movimenta Sesc Canoas para discutir novos futuros
29/11/2024
Cultura
Colóquio de Cultura "De onde você está, que futuro você vê?"

O Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) recebe, de 9 a 12 de dezembro, o Colóquio de Cultura "De onde você está, que futuro você vê?", com palestras, espetáculo de dança, debates online e performances. Temas como território, corporalidades, envelhecimento, preservação ambiental, inclusão e convivência entre diferentes serão tratados por meio de ações presenciais e online.


Pensadores de várias partes do País foram convidados a responder à pergunta: De onde você está, que futuro você vê?, convocando múltiplas vozes para auxiliarem a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. “Canoas foi um local fortemente afetado. Então, notou-se a urgência de reunir artistas, agentes culturais, pensadores e pensadoras para nos ajudarem a compreender como distintos territórios, sujeitos e saberes têm vislumbrado os novos dias que nos esperam”, afirma Isabela Silveira, Analista de Cultura [IFAS1] do Sesc Canoas. “Este colóquio celebra a potência da cultura como campo essencial para conectarmos passado e presente na produção de novos significados de futuro”, completa.


Um dos destaques da programação é a escritora Elisama Santos, referência nacional em parentalidade, saúde mental, comunicação não violenta e educação emocional. Apresentadora do GNT e autora dos best sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), a baiana vem a Canoas pela primeira vez e discutirá sobre diálogo, afetos e futuro. A jornalista gaúcha Isabel Ferrari também participará do evento com uma palestra gratuita sobre inclusão amorosa, abordando o tema da maternidade atípica, que ela vem trabalhando desde o nascimento do filho Pedro, diagnosticado com autismo não verbal.


Na ação online, que acontece na quarta-feira (11), agentes culturais de todo o País realizarão performances e discussões sobre o tema do futuro, das 9h às 19h30. Os encontros contarão com a facilitação gráfica de Pablito Aguiar, ilustrador gaúcho conhecido por contar visualmente histórias de personagens reais. A jornalista Eliane Brum, premiada por uma série de livros-reportagem, encerrará o bate-papo. A programação completa pode ser conferida a seguir. As informações sobre os ingressos estão disponíveis abaixo. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (51) 3456-2013.


Colóquio de Cultura – Sesc Canoas


09/12 (segunda-feira)

Palestra "Inclusão Amorosa", com Isabel Ferrari (RS)

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Ingressos: Gratuitos, com retirada 30 minutos antes do início na bilheteria do Teatro

No bate-papo, Isabel abordará suas temáticas de seu trabalho e vivência, que perpassam a transversalidade entre educação e cultura, para pensar na construção de futuros mais inclusivos. Depois de conhecer de perto as dificuldades, os desafios e perceber o que é preciso para criar um ambiente amoroso e acolhedor para todos, Isabel resolveu contar sua história. Há 4 anos virou palestrante e resolveu dividir suas experiências como mãe atípica, e falar de diversidade e pluralidade para todos. Uma oportunidade para o público pensar em soluções e sonhar com um mundo mais empático, humano e sensível.

 

10/12 (terça-feira)

Espetáculo de dança "Novos Velhos Corpos 50+", de Suzi Weber (RS)

Horário: 15h

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Ingressos: A partir de R$20, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

“Novos Velhos Corpos 50+ Sustentar e Abraçar” é uma proposta de coreografia manifesto que mistura a dança com música ao vivo, teatro e imagens de vídeo. Tem por tema a longevidade e celebra a dança e a vida, buscando desafiar preconceitos e estereótipos sobre o envelhecimento, propondo relações entre corpos idosos que se movem com prazer, sensualidade, humor e leveza. Os artistas profissionais que compõem o elenco dançam sobre suas forças e fragilidades, simbolizadas nas relações entre aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.

 

11/12 (quarta-feira)

Colóquio de Cultura "De onde você está, que futuro você vê?", com agentes culturais

Local: Online - no canal do Sesc RS no Youtube[IFAS2] 

Inscrição: Pelo formulário https://forms.gle/yEwjkRq9JV338VmCA

Pessoas de várias partes do País estarão reunidas para responder a essa pergunta-convite, convocando múltiplas vozes para a vislumbrar perspectivas do futuro que podemos (re)construir após os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

 

9h - Com falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados pensadores de Norte a Sul do País. Entre eles, o pesquisador Leandro de Paula (RJ) para falar sobre religiosidade; o dançarino e pesquisador Edu O. (BA) para falar sobre dança e deficiência; Mãe Irene (RS), matriarca do Samba de Canoas; e Luciano Wieser (RS), fundador do Grupo De Pernas pro Ar.

 

12h - Performance TOMORA, de Silvana Rodrigues (RS), com uma performance-almoço compartilhada com os ouvintes.

 

14h - Em novo bloco de falas de cerca de 15 minutos, estão confirmados: Artur de Mari (RS), jovem cantor e ativista dos direitos das pessoas com deficiência; Cléber Ferreira (AM), artista da cena e presidente da Federação de Teatro do Amazonas; Hisan Silva (BA), estilista e criador da marca de moda Dendezeiro; Rui Moreira (RJ), dançarino e pesquisador de dança; Anna Beatriz e José Venâncio (CE), representantes da Fundação Casa Grande, gerida por crianças e adolescentes do sertão do Cariri.

 

18h30 - Performance de Agnes Cardoso (RS), criando uma poesia a partir das falas dos convidados.

 

19h - Fala final de Eliane Brum (AM), escritora, jornalista e documentarista, idealizadora, fundadora e diretora de redação da Sumaúma – jornalismo do centro do mundo.

 

 12/12 (quinta-feira)

"Conversas corajosas - construindo um futuro de diálogos afetivos e efetivos", com Elisama Santos (SP/BA)

Horário: 19h30

Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)

Ingressos: A partir de R$40, adquiridos pelo site https://ecommerce.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS

 

Pela primeira vez em Canoas, Elisama Santos falará sobre futuro, incluindo a necessidade de diálogo com quem amamos e com a gente mesmo para construir caminhos de diálogos francos e efetivos. Autora dos best-sellers “Educação não violenta” (2019), “Por que gritamos?” (2020) e “Conversas corajosas” (2021), publicados pela Paz e Terra, ela é reconhecida como uma referência no tema e por acreditar na empatia e na compaixão como poderosas ferramentas de transformação social. Em seu programa, SAC das Emoções (GNT), responde as dúvidas de pais e educadores de maneira simples, leve e direta e compartilha nas redes sociais suas reflexões sobre maternidade, relacionamentos amorosos, pluralidade e poder do diálogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 [IFAS1]"afirma Isabela Silveira, analista de Cultura da Unidade"

 [IFAS2]Com emissão de certificado para quem se inscrever previamente através do link: https://forms.gle/yEwjkRq9JV338VmCA

Tags: