Evento nesta quinta-feira, 28 de novembro, marcou o lançamento da Casa Arte Sesc de Gravataí. O projeto inédito é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Gravataí. Ele acontecerá no “Casarão dos Bina”, icônico prédio histórico do município que receberá formações em artes cênicas, música, artes visuais e literatura. Os cursos artísticos são voltados a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, de forma totalmente gratuita. Há 280 vagas abertas, com inscrições disponíveis no Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241).
Representando o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, no lançamento, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, destacou o potencial transformador da formação artística. “A Casa Arte Sesc nasce com o compromisso de proporcionar aos jovens da região novas oportunidades de aprendizado”, ressaltou. “Este projeto é mais um passo em direção a um futuro mais inclusivo, onde podemos unir cultura e educação, uma das principais premissas de trabalho do Sistema Fecomércio”.
Para o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, a parceria com o Sesc/RS foi oportunidade de ocupar o espaço histórico recém restaurado. “Este é um local muito especial para a cidade. Quantas dessas 280 crianças que farão oficinas aqui não serão grandes artistas do nosso município?”, projetou. “Nós sabemos o quanto essas oficinas serão enriquecedoras para cada indivíduo que terá esta experiência”, complementou o secretário de Governança, Comunicação e Cultura de Gravataí, Giulliano Pacheco.
A oferta das oficinas inicia já nesta sexta-feira, com encontros até o próximo dia 13 de dezembro. No período de janeiro e fevereiro, serão ofertadas oficinas experimentais para a comunidade de Gravataí. Os encontros sistemáticos da Casa retornam em março e seguem até dezembro, com formações todos os dias nos turnos da manhã e da tarde. O participante optará pelo turno e a oficina pretendida, e poderá participar, paralelamente, de até duas formações diferentes. Será fornecido lanche no local.
As meninas Isabella Andrade e Luiza Fontoura, de 10 e 9 anos de idade, respectivamente, participaram de uma oficina piloto durante o lançamento, voltada ao teatro. As duas moram em Gravataí e já são apaixonadas pelas artes. “É divertido, pois a gente aprende e também brinca muito. Eu adoro fazer teatro e interpretar”, destaca Luiza. “Eu conheci o teatro porque a minha mãe me sugeriu. Não queria muito, mas fiz a aula e adorei”, relata Isabella.
O edital completo de participação na Casa Arte Sesc pode ser consultado no site www.sesc-rs.com.br/cultura/casaartesesc. Além de Gravataí, uma segunda Casa Arte Sesc será inaugurada na próxima semana, dia 04 de dezembro, em Porto Alegre. Ela funcionará em parceria com o Museu da Cultura Hip Hop RS, dentro das instalações da instituição, com formações voltadas à cultura hip hop.
?
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.