O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem como um dos aspectos mais marcantes a reduzida participação feminina. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a presença de mulheres na TI é baixa no Brasil, tanto que apenas 20% dos profissionais do segmento são do público feminino. Para reverter esse cenário, o Senac Novo Hamburgo, em parceria com o Rotary Club Novo Hamburgo Inclusão, lança a 2ª edição do projeto Meninas na TI. A iniciativa visa capacitar e incluir meninas de 15 a 19 anos no campo da ciência e tecnologia. O curso é gratuito e oferece 20 vagas de bolsas integrais.
Com 174 horas de formação, o curso está dividido em dois módulos principais: Lógica de Programação, com 60 horas e Desenvolvimento Web Front End, com 114 horas. As alunas terão acesso a conhecimentos técnicos como lógica de programação, desenvolvimento de interfaces web e JavaScript. As aulas iniciam no dia 11 de novembro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Os requisitos para inscrição são: meninas com mais de 15 anos; renda familiar de até dois salários mínimos federais (comprovada por Autodeclaração de Baixa Renda); estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de novembro pelo site do Senac Novo Hamburgo ou presencialmente na Avenida Nações Unidas, 3760, bairro Rio Branco. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 98594-0512.