A programação da manhã de terça-feira, 29 de outubro, do Varejo 360 - Experiências e Soluções para Transformar o Mercado foi intensa. O evento, promovido pela Fecomércio-RS/Sesc/Senac, aconteceu na sede da entidade que, após seis meses, retornou às atividades após ser fortemente atingida pela enchente. Ricardo Rocha, o responsável pelo maior programa de digitalização do micro e pequeno varejista brasileiro, o Parceiro Magalu, que revolucionou a plataforma digital da empresa, foi quem abriu a troca de ideias e compartilhou experiências com o público que lotou o auditório da casa do comércio gaúcho.
Rocha, que se autodenomina um empreendedor “serial” já que teve cinco empresas vendidas, tem sete novas em atividade e pretende chegar a 1.200 empresas no futuro, falou sobre a importância do treinamento para o sucesso das vendas, das relações humanas e da inovação como prioridades para se alcançar os melhores resultados no mundo do varejo. “Todo resultado que obtive foi graças aos times, às pessoas capacitadas e treinadas. Como líder, meu papel era no backstage, não no palco”, contou.
Segundo ele, o varejo pode ser figital - fusão entre as palavras físico e digital, abordagem pela qual empresas do varejo, se propõem a oferecer mais que produtos, mas experiências memoráveis - mas a empresa é a cara do dono e por isso deve investir em relacionamento com o cliente. “É People to People – P2P, é de CPF para CPF. Relacione-se! Saia da loja, conheça seu consumidor. Pela primeira vez na história, temos seis gerações que convivem ao mesmo tempo. É necessário aprender a trabalhar com todas elas”, indica. Rocha enfatiza que o consumidor pesquisa no digital e se for comprar na loja física, quer ser bem atendido, ter uma boa experiência. Portanto, treinar equipe de vendas e humanizar o atendimento é o caminho, além de investir em tecnologias como a Inteligência Artificial, estar presente nas redes digitais com conhecimento e estratégias.
O mundo das franquias
Élbio Armiliatto, diretor de franquias da Usaflex e Leonardo Carboni, operador da franquia d´O Boticário finalizaram a programação da manhã. Na pauta, muitas informações sobre o mundo do franchising com os experts no assunto.
Segundo Élbio, o Brasil é o segundo país em número de franquias no mundo só perdendo para os Estados Unidos. “A Usaflex é, hoje, a líder em sapatos de conforto para mulheres no país”, destacou. O franqueador revelou que atualmente a Usaflex tem 350 lojas no Brasil, sendo 21 no Rio Grande do Sul. E vai expandir o número de franqueadas. “Franquia é um grande caminho para quem deseja dar certo e crescer. É um negócio que já deu certo”.
Carboni compartilhou as dificuldades e alegrias do franchising sob o ponto de vista do franqueado. “Franqueado precisa da competência do franqueador assim como este precisa do trabalho do franqueado. É um relacionamento de confiança e ética, em que o sucesso do negócio depende de ambos”, disse.
O empresário lembrou que O Boticário é pioneira no mundo das franquias começando em 1980 como franqueador. Como franqueado, Carboni é a 2ª geração. “Começou com minha mãe, em 1987. Meu irmão e eu crescemos com a empresa, aprendendo com seus desafios e oportunidades. Sei que não existe zona de conforto para franqueados, estamos sempre inovando. Mas claro que isso depende do franqueador que deve provocar e incentivar a encarar e superar os desafios”, concluiu. Veja todas as fotos aqui.