A arte representa um papel fundamental na transformação social e na formação cultural de um povo. Durante – e após – as enchentes que atingiram o Estado em maio deste ano, o segmento enfrentou problemas de logística, financiamento e, sobretudo, incentivo para seguir com esse importante trabalho realizado por milhares de gaúchos no setor cultural. Outros tantos, além disso, foram diretamente impactados por este triste capítulo de nossa história.
Nas suas mais diferentes manifestações artísticas, investir nessa atividade essencial para a sociedade é valorizar a cultura, não somente a gaúcha, mas também apoiar na construção da identidade de um país tão rico culturalmente como o Brasil. Nesse sentido, é uma honra para o Sistema Fecomércio-RS poder auxiliar no processo de reconstrução de um segmento de extrema relevância não só para a vida dos cidadãos individualmente, mas também para as economias locais. O "Circula Sesc/RS - Artistas Gaúchos pelo Brasil" tem, justamente, esse propósito.
Realizado através de convocação pública, a iniciativa contratou 72 espetáculos de cidades afetadas pelas enchentes e contemplará mais de 250 profissionais, divididos em literatura, música e artes cênicas, com dança, teatro e circo. As apresentações, oficinas, debates com escritores e saraus já começaram a percorrer todas as regiões do Brasil e a promover a nossa cultura através do contato das produções gaúchas em 18 estados brasileiros. Nestes circuitos, com três apresentações por atração, os artistas gaúchos levam suas histórias e talento, com cachê, transporte, hospedagem, alimentação e demais despesas custeadas pelo Sesc. Nesta grande vitrine para todo o País, a preocupação deles será apenas com a sua arte.
E se por um lado, temos a inquietação de levar os artigos gaúchos a explorar o território brasileiro, por outro, é parte do objetivo do Sesc/RS fomentar a cultura também em solo gaúcho. Nesse sentido, entre iniciativas diversas como o Nossa Arte Circula RS, o Teatro a Mil e as Aldeias Sesc, destaco o 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre, que inicia no fim deste mês e traz mais de 40 espetáculos de teatro, dança, música, circo e outras vertentes para marcar a retomada de grandes eventos artísticos em Porto Alegre e região. As artes que, com suas obras, tantas vezes nos oferecem acalento, diversão e reflexões frente a momentos difíceis, precisam ser apoiadas e fomentadas, e nos orgulha ser uma parte disso.
Luiz Carlos Bohn
Presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
Opções de foto (Crédito: Carlos Macedo):
Luiz Carlos Bohn 1
Luiz Carlos Bohn 2