Exposição “Magliani – Obra Gráfica” é aberta para visitação no MACRS, em Porto Alegre
03/09/2024
Cultura
Exposição “Magliani – Obra Gráfica” é aberta para visitação no MACRS, em Porto Alegre

Iniciativa reúne trabalhos de Maria Lídia Magliani e é promovida a partir da parceria do Sesc/RS com o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi)


Nesta sexta-feira, 30 de agosto, é aberta para visitação a exposição “Magliani – Obra Gráfica” em Porto Alegre. Reunindo dezenas de gravuras e pinturas produzidas durante a carreira de Maria Lídia Magliani, um dos grandes nomes da cena artística do Rio Grande do Sul nos anos 1960 e 1970, a mostra já circulou por diferentes cidades e pode ser visitada gratuitamente na Capital Gaúcha de terça-feira a domingo, das 10h às 19h, até o dia 27 de outubro. Ela é realizada em parceria entre o Sesc/RS, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi), e o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A abertura oficial aconteceu ontem, dia 29 de setembro, em coquetel para convidados, autoridades e imprensa.


“É uma honra estarmos realizando essa circulação em parceria e levar essa exposição para quatro cidades foi muito significativo. É a arte por toda a parte. É com essas uniões que conseguimos reconstruir nosso estado”, afirmou a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. Da mesma forma, a diretora do MACRS, Adriana Boff, ressaltou a importância dos esforços coletivos: “Abrir a exposição neste momento em que a Casa de Cultura está começando a retomar as atividades depois desse episódio tão trágico é muito emblemático e eu só tenho a agradecer ao Julio, o curador, por ter proposto a ideia e fazer essa curadoria, ao Sesc e a todos que em algum momento participaram desse projeto incrível”, comentou.


Na abertura, o curador da exposição, Julio Castro, fez uma visita guiada com os presentes, destacando as particularidades e a história da artista e pedindo para que o público mantivesse vivas as obras de Magliani. Os trabalhos expostos em “Magliani – Obra Gráfica” já passaram pelo Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), em Pelotas, terra natal da artista, pela Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul, e pelo Museu de Arte de Santa Maria (MASM) através da parceria entre o IEAVi e o Sesc/RS. A edição de Porto Alegre é a última etapa do circuito. A mostra foi uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista fundado po Castro em 2013. O Núcleo funciona no Rio de Janeiro e se dedica a preservar e difundir o acervo, reunindo pinturas, desenhos, gravuras, documentos pessoais e materiais de referência de sua obra.


Pintora, desenhista, gravadora, figurinista e cenógrafa, Maria Lídia Magliani (1946 – 2012) nasceu em Pelotas, mas mudou-se para Porto Alegre ainda criança. Foi na capital gaúcha onde se formou no Instituto de Artes, tendo sido uma das primeiras mulheres negras a se formar pela instituição. Fez sua primeira exposição em 1966, com grande impacto no meio das artes visuais. Ao longo dos anos, formou-se como uma das artistas gaúchas de maior alcance, com sua estética neo-expressionista e forte engajamento feminista. Ela também atuou no teatro, como atriz, e como ilustradora nos jornais Folha da Manhã e Zero Hora. Chegou a morar em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde faleceu em 2012, aos 66 anos de idade, vítima de uma parada cardíaca.


Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.


Exposição “Magliani - Obra Gráfica”


Data: 27/10/2024

Local: Galeria Sotero Cosme, 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Visitação: de 30 de agosto a 27 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Relação das obras: Magliani – Obra Gráfica

Entrada gratuita

Tags: