Eventos climáticos trazem incerteza generalizada
24/05/2024
Divulgação Sindilojas Regional Bento

Casa lotada no Bom Dia Lojista mostra preocupação de lojistas diante do momento vivido

Preocupado com o que está por vir diante dos impactos gerados pelo maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul e empenhado em apresentar caminhos às empresas associadas para o enfrentamento dos desafios que se apresentam, o Sindilojas Regional Bento lotou seu auditório no Bom Dia Lojista, no dia 21 de maio, com o tema “Enchentes: O que vem depois?” O tema foi abordado pelo Assessor de Negócios da Sicredi Serrana, Daniel Kurmann, que começou o encontro dizendo que a incerteza ronda todos os setores e que a projeção é a estabilização do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, que antes do evento previa um aumento de 5,5%, o que deverá controlar a inflação.

Kurmann compartilhou dados preocupantes da Fecomércio-RS que aponta que seis entre 10 das maiores economias gaúchas estão em estado de calamidade pública. “Hoje, são 46 municípios, ou seja, 38% da população do estado nesta situação, com impactos em mais da metade dos empregos e quase metade das empresas”, destaca. Os dados mostram que de 30 de abril a 5 de maio, comparado com o mesmo período do ano passado, os setores do vestuário e alimentação (bares e restaurantes) tiveram uma queda de 15,7% nas vendas. Os prejuízos foram ainda maiores nos Serviços com uma queda de 29% e, em Hospedagens com 51,8%.

Para a indústria, principal força do Rio Grande do Sul, Kurmann apresentou dados da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) que garantem que nove entre 10 empresas gaúchas tiveram impacto. Na Serra Gaúcha, apesar de não ter tido alagamentos, as empresas enfrentam obstáculos principalmente em relação a logística, tanto no que diz respeito a distribuição, quanto em relação ao fornecimento de matéria-prima. Isso porque dezenas de desmoronamentos acabaram obstruindo estradas e pontes, inviabilizando o transporte e a circulação das pessoas.

Neste sentido, Kurmann destaca o grande engajamento da iniciativa privada junto com o Poder Público, na restauração das vias para o restabelecimento das atividades. Finalizando, ele falou sobre as formas de auxílio que a cooperativa de crédito oferece, ressaltando que pelo perfil de atuação o Sicredi é a instituição financeira mais exposta ao choque. “Estamos empenhados em ajudar a salvar vidas, além de auxiliar nos resgates viabilizando combustível e horas máquina. Com alto poder de mobilização, nos associamos ao projeto Unidos por Bento, dobrando o valor doado, a fim de levantar recursos para as obras necessárias para a ligação entre cidades e comunidades”.

A presidente do Sindilojas Regional Bento, Gabriela Zanchet Jorge, enfatizou a importância da união no enfrentamento deste difícil momento, destacando o turismo da região, mais uma vez fortemente impactado. “O momento é de resiliência, de compreender que os desafios são de todos. Cada cidade tem a sua dor. Nosso trabalho agora é ajudar a restabelecer as vias para que possamos seguir recebendo turistas, atuando em nossas empresas”, finalizou.

Tags: