Fecomércio-RS se reúne com Badesul e discute sobre opções de linhas de crédito para os empresários do setor

No encontro, diretor-presidente da instituição apresentou os tipos de financiamento

O trabalho desenvolvido pelo Badesul ao longo dos anos, assim como as possibilidades de linhas de crédito para os empresários foram os temas centrais da reunião realizada na sede da Fecomércio-RS, no dia 30 de abril.

Na ocasião, o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, recebeu o diretor-presidente do Badesul, Claudio Leite Gastal; o diretor de Operações do Setor Público, Kalil Sehbe Neto e o diretor financeiro, Robson Diego Ferreira. Gastal destacou que entre os anos de 2019 e 2023, foram realizadas cerca de 400 operações para os setores da indústria, comércio, serviços e turismo, totalizando um valor de mais de R$ 850 milhões e beneficiando mais de 100 municípios. Entre os tipos de financiamento, em 2023, o setor de turismo representou 29% do volume total, seguido de máquinas e equipamentos (18%), outros (17%) e matéria-prima (13%).

Outro ponto ressaltado pelo gestor, foi o volume de atendimento às micro e pequenas empresas (MPE). De 2019 a 2023, foram mais de 1.300 operações, totalizando quase R$ 100 milhões em investimentos e mais de 200 cidades favorecidas. Na área de inovação, os números também são significativos. No mesmo período, foram mais de 60 operações, com um volume contratado de mais de R$ 160 milhões em 37 municípios. Gasta ainda ressalta que projetos de melhorias em processos empresarias são incluídos neste eixo. “Queremos trazer para os empresários que o Badesul é uma agência de fomento. Ele está presente na economia como um instrumento de crédito. Vejam essa instituição como um parceiro na hora de buscar apoio”. O presidente Bohn parabenizou o trabalho desenvolvido pela agência. “Ficamos felizes em ter o Badesul ao lado do setor que mais emprega e gera PIB no Estado. O crescimento de vocês é exponencial”, conclui.

Na área de eventos e turismo, Fundo Geral de Turismo (Fungetor) foi mencionado como uma alternativa. O recurso financia a modernização, reforma e ampliação de hotéis, pousadas, outros meios de hospedagem de turismo, centros de convenções, parques temáticos, e outros locais destinados a feiras, exposições e assemelhados, abrangendo obras e/ou aquisição de máquinas e equipamentos, incluindo os serviços vinculados aos empreendimentos.

Atualmente, o Badesul tem um saldo de operações ativas em carteira de R$ 2,21 bilhões. Desse total, 33% se referem ao setor de comércio e serviços, seguido da Indústria (20%) e Público (4%). O segmento Agropecuário lidera, com 43%. Mais informações podem ser obtidas no site do Badesul, pelo telefone (51) 3284.5800 ou pelo e-mail badesul.comercial@badesul.com.br.

Tags: